
II SIMPECOS
Palestrantes

Palestrante: Itala Alves de Oliveira
Título da palestra:
Mariscagem no Nordeste brasileiro: desafios, perspectivas e o contexto das mudanças climáticas.

Palestrante: Rodrigo Maia
Título da palestra:
A Atuação do Ecólogo no Sistema CFBio: Atualizações, Desafios e Perspectivas.
Descrição Profissional: Ecólogo formado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), com especialização em Zoologia. Atuo como consultor e analista ambiental, com experiência nos biomas Cerrado e Caatinga, realizando diagnósticos, monitoramentos e licenciamentos ambientais. Atualmente, sou vice-presidente da Associação Brasileira de Ecólogos (ABE), contribuindo para o fortalecimento e reconhecimento da profissão no Brasil.

Palestrante: Alexandra Fernandes Pereira
Título da palestra:
Integração de bancos de células e tecidos somáticos em estratégias de conservação de mamíferos silvestres
Descrição profissional:Docente e pesquisadora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA, Mossoró). Graduação em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado e Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista de Produtividade 1D do CNPq. Coordenadora do Laboratório de Biotecnologia Animal (LBA, UFERSA), onde desenvolve pesquisas na área de conservação de animais silvestres com aplicação de bancos de recursos somáticos, produção in vitro de embriões e clonagem.

Palestrante: Cristina Baldauf
Título da palestra:
Transição ou transação energética? O caso do Nordeste brasileiro.
Descrição profissional: Professora associada da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Sua trajetória inclui formação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com estágio de pesquisa no Center for International Forestry Research (CIFOR–Indonésia) e pós-doutorado em Ecologia Política na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Integra o grupo de pesquisadoras e pesquisadores do Movimento dos Atingidos pelas Energias Renováveis (MAR). Suas áreas de atuação abrangem diversidade biocultural, etnoecologia, ecologia aplicada, ecologia política e estudos de sistemas socioecológicos.